biografia de Haroldo Mauro Jr.

Nasceu em 02/07/1949 em Niterói, RJ e mudou-se com a família para o bairro do Rio Comprido, na cidade do Rio de Janeiro, aos três anos de idade. Filho de Haroldo Mauro, advogado e irmão do cineasta pioneiro Humberto Mauro e do radialista José Mauro; e de Amélia de Almeida Mauro, pianista e professora do instrumento. Iniciou o estudo de piano aos seis em aulas particulares ingressando em seguida no Conservatório Brasileiro de Música, onde também estudou teoria. Aos onze estudou trompete com o mestre da banda de música do Colégio Militar de Belo Horizonte, onde esteve por um ano, e tocou tarol na banda de música do Colégio. Mais tarde aprendeu sozinho a tocar violão e bateria. A partir dos quinze anos, quando residia em Brasília e por influência de seu irmão Evandro, dedicou-se ao estudo e execução do jazz e da bossa nova. Estudou música em cursos de extensão na Universidade de Brasília e iniciou sua carreira profissional na mesma cidade tocando em bares e festivais de bossa nova, nos quais acompanhou Ney Matogrosso, na época também estudante em Brasília e até então desconhecido do grande público. Em 1967, aos dezoito anos de idade, voltou para o Rio de Janeiro e no ano seguinte foi convidado por Victor Assis Brasil a integrar seu sexteto. Com Victor participou de várias temporadas em teatros no Rio, inclusive uma apresentação na Sala Cecília Meireles que reuniu o sexteto, o Quinteto Villa-Lobos e a companhia de dança de Sandra Diekens, todos juntos no palco. Nessa época Haroldo foi elogiado publicamente pelo pianista de jazz americano Herbie Hancock e pelo próprio Victor Assis Brasil. O sexteto terminou com a mudança de Victor Assis Brasil para Boston e Haroldo foi então convidado pelo baterista Edison Machado, que acabara de retornar do exterior, para ser o pianista do seu quarteto. Com Edison, o saxofonista Ion Muniz e o baixista Ricardo Santos, Haroldo fez diversas apresentações e temporadas no Rio e gravou o LP "Obras II: O Pulo do Gato". Paralelamente ao quarteto, Haroldo Mauro trabalhou com outros músicos importantes como Edison Maciel, Paulo Moura, José Eduardo Nazario e José Alves — o "Zé Bicão" as cantoras Elza Soares e Eliana Pitman; e excursionou o Brasil acompanhando a dupla de irmãos compositores Marcos e Paulo Sergio Valle. Na banda estavam também Naná Vasconcelos, Nelson Ângelo e Edson Lobo. Por volta de 1970 Haroldo decidiu tocar bateria e abandonou o Quarteto Edison Machado. Como baterista tocou no trio do pianista Tenório Jr., juntamente com o baixista Carlos Monjardim e criou seu próprio quinteto, com Alfredo Cardim (piano), Tibério Cesar (contrabaixo), Guilherme Rodrigues (sax-alto) e Ion Muniz (sax-tenor). Com esse grupo Haroldo Mauro fez sua última apresentação no Brasil antes de mudar-se para os EUA, em 1972, no Teatro Marília de Belo Horizonte com o concerto chamado também "O Pulo do Gato" que é o título de uma composição sua. Durante toda essa fase carioca Haroldo continuou estudando música. Estudou composição com Guerra Peixe e H.J. Koellreutter, piano com Daisy de Luca, análise musical com Esther Scliar, viajou regularmente a São Paulo para ter aulas de percussão sinfônica, fez cursos na Pró Arte no Rio e cursou um ano de faculdade no Instituto Villa-Lobos, atual escola de música da Unirio, onde Haroldo Mauro é hoje professor.

Dos dezenove anos vividos nos EUA, os primeiros quatro passou em Boston. Fez cursos no Berklee College of Music e trabalhou como pianista, organista e baterista com grupos e cantores locais. Haroldo partiu para Boston junto com o pianista Alfredo Cardim e o saxofonista Guilherme Rodrigues, em maio de 1972. Juntos, os três engrossaram a pequena comunidade de músicos brasileiros que havia se formado lá: Victor Assis Brasil, Cláudio Roditi, Claudio Caribé, Zeca Assunção, Marcio Montarroyos, Roberto Sion, Ronaldo Alvarenga e Nelson Ayres. Haroldo foi contemporâneo e tocou com vários músicos de jazz americanos hoje importantes, e que na época também eram estudantes em Boston: Joe Lovano, Andy LaVerne, Harvie S, Billy Drews, John Scofield, Brian Torff e muitos outros. Em 1976 mudou-se para Nova York onde atuou principalmente como pianista de jazz e música brasileira ao lado de músicos importantes como Slide Hampton, Naná Vasconcelos, Claudio Roditi, Cameron Brown, Duduka da Fonseca, João Palma, Denis Irwin, Thiago de Mello, Do Um Romão, Nico Assunção, entre outros; apresentou-se no Blue Note, Sweet Basil, Town Hall, Village Gate, The Cat Club, Iridium, AliÕs Alley e outros lugares em Nova York; The Blues Alley (Washington, DC); Seventh Center Pennsylvania Jazz Festival (Harrisburg, USA); e festivais de música latino-americana em Nicarágua e El Salvador com o grupo de Thiago de Mello. O "sucesso permanente" de Haroldo Mauro Jr. em Nova York foi registrado em entrevista dada ao jornal O Globo pela cantora Joyce , com quem Haroldo também trabalhou nos EUA, no Brasil e participou como pianista em dois álbuns da cantora: "Água e luz" (Odeon, 1981) e "Language and Love" (Polygram Records, 1991). Durante seis anos foi pianista do famoso restaurante River Cafe, em Brooklyn, inaugurado em 1977 com o pianista brasileiro Don Salvador. Além de suas atividades como pianista de jazz e bossa nova, Haroldo Mauro também trabalhou em outras situações menos atrativas por questões de sobrevivência. Seu primeiro trabalho nos EUA foi como organista e baterista em bares de strip-tease de Boston; tocou percussão em bailes de carnaval; tocou bateria no circo e foi, durante alguns meses, motorista de taxi em Nova York. De 1981 até 1987 Haroldo estudou composição clássica na Manhattan School of Music (Nova York) com Ludmila Ulehla, Giampaolo Bracali, Elias Tanenbaum, Ursula Mamlok e John Corigliano. Obteve os títulos de Bacharelado e Mestrado em composição, sendo este último como bolsista da CAPES. Receptor do Jon Wooley Award, prêmio pela melhor composição apresentada na instituição no ano de 1985. Durante seu curso estudou também tímpano e viola. Ainda em Nova York fez cursos de educação e estética na Fundação do Realismo Estético, estudou piano com o brasileiro William Daghlian e deu aulas de apreciação musical em cursos de extensão na Pace University.

Retornou ao Brasil em 1991, para morar na Capital da República, onde foi professor da Universidade de Brasília e atuou como pianista de jazz em bares locais e no Teatro Nacional de Brasília com seu trio, integrado pelos músicos Erivelton Silva, baterista e Rômulo Duarte, contrabaixista. Em 1997 mudou-se para o Rio de Janeiro para assumir o cargo de professor efetivo na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desde então trabalhou com Milton Banana, J.T. Meirelles, Chris Delano, Idriss Boudrioua, Durval Ferreira, mas toca principalmente com o próprio trio, sempre com Sergio Barrozo ou José Luiz Maia no baixo e Marcio Bahia ou Rafael Barata na bateria, e cujo repertório inclui várias de suas composições. Com seu grupo apresentou-se na rádio MEC, no bar Mistura Fina, Centro Cultural da Justiça Federal, Sala Baden Powell, e em espaços musicais diversos do Rio e outras cidades; e produziu e gravou o CD "Bossa na pressão", com Sérgio Barrozo (contrabaixo) e Duduka da Fonseca (bateria), lançado pela Delira Música, em 2005. Durante essa segunda fase carioca Haroldo Mauro viaja regularmente ao exterior para tocar. Em 2003 participou, junto com o baixista Bruce Henry, de um festival internacional de sapateado na Holanda, acompanhando sapateadores do Brasil, EUA e Canadá, e tocou também em Londres. No ano seguinte fez uma temporada de dois meses tocando jazz e bossa nova no circuito hoteleiro de Boston. Em 2005, um concerto no St. Petersburg College, na Florida, com músicos locais; gravação de CD em Nova York com o percussionista Thiago de Mello e o clarinetista Dexter Payne e duas apresentações de jazz em Boston. Em maio retornou a Nova York para uma temporada em bares tocando música brasileira, apresentando-se sozinho e, de trio, com o baterista Paulo Braga e baixista Leco Soares. Desde então apresentou-se mais duas vezes com seu trio em St. Petersburg e também em Sarasota, Florida, com Mark Neuenschwander no baixo and Luiz Santos na bateria; duas vezes no Cachaça Jazz Club de Nova York, com o baixista Leo Cioglia e baterista Adriano Santos em fevereiro de 2008, e tendo como convidado especial Toninho Horta, em julho do mesmo ano. Tocou várias vezes nos bares Via Brazil e Sofia's, em Nova York. Artista convidado para aulas de piano e Workshops de Brazilian Jazz do projeto educacional JazzConnections, em 2007 e 2008, na Montclair State University, de New Jersey, onde apresentou-se com o baixista Andy McKee e o baterista Billy Hart.


      


Primeira audição pública, aos 6 anos, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na Av. Araújo de Porto Alegre, Centro, Rio de Janeiro.


Haroldo aos 18 anos com o grupo de Victor Assis Brasil no ensaio do espetáculo Ad libitum, realizado na Sala Cecília Meireles em 20 de abril de 1968. Ao fundo, da esquerda para a direita: Alfredo Gomes (bateria), Ricardo Santos (contrabaixo), Haroldo Mauro Jr. e Victor Assis Brasil; à frente, bailarinas da companhia de dança de Sandra Diekens.


Haroldo Mauro está na bateria, ao lado do contrabaixista Ricardo Pereira dos Santos. O pianista, que não aparece na foto, é Alfredo Cardim. A foto foi tirada no Snoopy's Cave Bar em Copacabana, em 5 de maio de 1972, semanas antes de Haroldo e Alfredo embarcarem para Boston para estudar no Berklee College of Music.


Haroldo aparece no fundo, sentado na bateria. O contrabaixista é Brian Torff que, assim como Haroldo, cursava o Berklee College of Music na ocasião. Boston, 1972.


Haroldo com músicos brasileiros em um churrasco em Boston na casa de amigos. Sentado ao lado de Haroldo está o trompetista Marcio Montarroyos; sentado de costas, o pianista Alfredo Cardim; em pé à direita, de toalha, o saxofonista Guilherme Rodrigues, já falecido. Sentado à extrema esquerda da foto é Brian Torff. Os dois restantes são convidados não identificados.


Essa foto é de julho de 1979 e o local é Cobble Hill, bairro do Brooklyn onde Haroldo residia na ocasião. Da esquerda para a direita: o saxofonista Guilherme Rodrigues, o baterista Duduka da Fonseca, Haroldo Mauro e Jorge Rodrigues, contrabaixista e irmão mais novo de Guilherme. Ao fundo a ilha de Manhattan com as torres gêmeas do World Trade Center.


Haroldo tocando com J.T Meirelles (flauta) e Sergio Barrozo (contrabaixo), durante a temporada de um ano no Allegro Bistrô da loja Modern Sound, em 2002, do trio de Meirelles.


Haroldo com Sergio Barrozo (contrabaixo) e Rafael Barata (bateria) durante uma apresentação promovida pelo CJUB em setembro de 2005 no Mistura Fina, Rio de Janeiro.


Com Billy Hart e Andy McKee. JazzConnections, Montclair State University, julho de 2008.